segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Figueira de Castelo Rodrigo



Turismo

O Concelho encerra potencialidades turísticas variadas, que vão desde a beleza paisagística a valores históricos, arqueológicos e arquitectónicos, desde a diversidade artesanal e gastronómica a festas e romarias bem características, passando por capacidades piscícolas e cinegéticas.

Quem visitar a nossa região, não pode deixar de ficar agradavelmente impressionado, principalmente na primavera, ao contemplar o belo panorama que nele se desfruta. Os vales profundos dos rios Águeda e Côa, o Douro internacional e o seu cais fluvial, a serra da Marofa que oferece magnificas vistas, constituem, não raras vezes, a motivação para a deslocação dos visitantes, mobilizados pelo deslumbramento de uma paisagem única, onde a existência de miradouros, quer naturais quer construídos, lhes proporciona um quadro de grande qualidade e rara beleza.

Nos meses de Fevereiro e Março, as amendoeiras em flor, oferecem aos nossos olhos uma beleza de estonteante cromatismo.

Os produtos regionais de excepcional qualidade e a riqueza da cozinha tradicional, são mais um factor a cativar os visitantes. Descubra e faça descobrir este concelho pleno de História, encanto e magia.









Gastronomia

É variada e deliciosa a gastronomia do Concelho, o saboroso caldo de couves, a tão apreciada sopa de peixe servida em Barca d’ Alva, a sopa de «carrapatos» ou o forte caldo de feijões com hortaliça são o complemento de uma substancial refeição, onde a escolha é dificultada pela variedade de opções.

Desde as morcelas e farinheiros, aos presuntos fumados e buchos de porco recheados; os assados de cabrito ou borrego; os pratos de coelho, lebre e javali à feijoada e aos torresmos; do bacalhau assado com batatas ao murro, aos cozidos acompanhados de deliciosos grelos devidamente regados pelo saboroso azeite produzido neste mesmo Concelho, tudo isto o visitante pode saborear, acompanhando com o bom vinho da região.
Uma refeição não ficará completa sem as deliciosas sobremesas.

Tanto pode optar pelo queijo de leite de ovelha ou com mistura de leite de vaca, feitos com características próprias da região, como pelos doces tradicionais; das compotas às filhós; do arroz-doce, da aletria às papas de milho. Nas manhãs de Inverno, o pequeno-almoço pode ser saboreado com grossas e largas fatias do pão local, torrado nas brasas da lareira, com os deliciosos biscoitos de Escalhão, ou os saborosos «mortoiros» e «esquecidos» de Mata de lobos.

Para além destes, a produção do mel é uma actividade muito praticada no Concelho. Com múltiplas aplicações, o mel foi considerado um antiséptico, sendo usado como «pomada» nas feridas e pisaduras, mas é basicamente um alimento energético, conhecido e apreciado desde os tempos mais remotos, ele pode ser utilizado na alimentação, sobretudo como substituto do açúcar, como no caso das constipações em que serve para adoçar o chá e o leite.


Pratos Típicos


Migas de Peixe de Barca D'Alva
Sopa de Carrapatos (feijão frade)
Caldo de feijões com Hortaliça
Cabrito ou Borrego assados no Forno
Bacalhau à Lagareiro
Pratos de Coelho Bravo, Lebre e Javali

Doces
Arroz Doce
Aletria
Leite-creme
Papas de Milho
Farófias
Filhoses
Biscoitos de Escalhão
Económicos e Esquecidos


Textos e imagens retirados do site da

Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

http://www.cm-fcr.pt/turismo/Paginas/default.aspx

Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário